quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Progressos recentes em Modelagem Cerebral

Duas pesquisas recentes fornecem novos modelos computacionais para o cérebro

Chips de silício construídos à imagem do cérebro, poderiam auxiliar o entendimento do poder computacional dessa incrível máquina natural.
Pesquisadores do Intituto McGovern para Pesquisa Cerebral do MIT utilizaram um modelo biológico para desenvolver um modelo computacional que reconhece objetos, como carros e pessoas em cenas de ruas lotadas. Essa nova abordagem inovadora, que combina neurociência, inteligência artificial e ciência da computação, imita
o funcionamento do cérebrono reconhecimento de objetos no mundo real. Esse versátil modelo poderia um dia auxiliar motoristas, analizadores de imagens médicas, ou mesmo robôs com uma visão mais realista. Aqui está o artigo em formato PDF.
Num outro artigo da Technology Review do MIT, Kwabena Boahen um neurocientista da Universidade de Stanford planeja
replicar os processos que ocorrem dentro do cérebro humano criando um modelo do córtex de silício, num dos mais audaciosos projetos de replicação neural. O primieiro design será composto de uma placa com 16 chips, cada um contendo uma matriz de 256x256 neurônios artificiais de silício. Grupos de neurônios podem ser configurados para ter diferentes proproedades elétricas, imitando os diferentes tipos de células no córtex. Os engenheiros também podem programar conexões específicas entre os neurônios modelando as diferentes estruturas neuronais que ocorrem em diferentes partes do córtex.

Nenhum comentário: